AILTON ELISIÁRIO
Nulla dies sine linea
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

NORTE GLOBAL  E SUL GLOBAL

 

            Até a segunda metade do Século XX os países eram classificados em do Primeiro Mundo (países desenvolvidos capitalistas), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países em desenvolvimento). Hoje, essa classificação não vem sendo mais utilizada, falando-se em Sul Global, formado pelos países que compunham então o Terceiro Mundo e Norte Global, formado pelos os do Primeiro Mundo.

               O conceito de Norte Global e Sul Global apesar de remeter a hemisférios, não se baseia numa posição geográfica, mas em níveis de desenvolvimento social e econômico. Assim, o mundo está dividido em dois grupos, o Norte compreendendo os países ricos e o Sul, os países pobres, os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos.

            O Norte Global abrange a América do Norte, Europa Ocidental, Austrália, Israel, Japão e Nova Zelândia, que dispõem de avançadas tecnologias e sistemas políticos estáveis. O Sul Global abrange os países da América Latina, África, Ásia e Oceania, que enfrentam desafios comuns, tais como desigualdade social, dependência econômica e marginalização política no cenário internacional.

            Entretanto, os países do Norte Global costumam depender da importação de matérias primas, energia e recursos humanos provenientes do Sul Global. Já os países do Sul Global costumam depender da importação de produtos manufaturados e de terem uma história ligada ao colonialismo ou neocolonialismo, com uma estrutura econômica e social de grandes desigualdades. Por tais vias, as nações ricas do Norte Global controlam os termos de troca, perpetuando uma dependência das nações pobres do Sul Global.

               Há exceções, porém, a essa classificação, pois que existem países do Norte Global que estão inseridos no Sul Global e vice-versa. O fundamento disto não é, portanto, a localização hemisférica, pois há países ricos localizados no hemisfério sul, como há países pobres situados no hemisfério norte. A China é Norte Global, mas está no Sul Global. O Japão é Sul Global, mas está no Norte Global. Há também os países do extinto Segundo Mundo, do bloco socialista, cujas economias vêm se adaptando ao sistema capitalista. O Cazaquistão e o Uzbequistão, por exemplo, que se situam no Norte Global, têm economias que se assemelham a de vários países do Sul Global.

            Portanto, para se classificar um país com critérios econômicos e sociais, deve ser levado em consideração um conjunto de indicadores, tais como renda per capita, desemprego, índice de violência, acesso à moradia, saúde, educação, dependência econômica e tecnológica, entre outros. Daí, o esforço supremo que esses países do Sul Global têm produzido para se desvincularem das amarras impostas pelos países do Norte Global.

               Basta observar o que os Estados Unidos estão fazendo com o Brasil e outros países. A multipolaridade mundial é a meta desejada, complexa e difícil de ser estabelecida, mas não impossível. A desdolarização mundial é outro fator, que mais cedo ou mais tarde poderá acontecer.  E à medida de como tudo isso se desenvolva, uma nova guerra fria poderá surgir, entre os blocos liderados pelos Estados Unidos e a China, à semelhança da guerra fria entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética.

Ailton Elisiario
Enviado por Ailton Elisiario em 21/07/2025
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links