AILTON ELISIÁRIO
Nulla dies sine linea
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

                                                  100 ANOS DE REGENERAÇÃO CAMPINENSE

          A Loja Maçônica Regeneração Campinense celebra nesta data 100 anos de fundação. Em 19 de agosto de 1923 a intrepidez de 40 maçons fez surgir na Rainha da Borborema esta Oficina Maçônica, num tempo difícil em que havia acontecido a Primeira Guerra Mundial, a Gripe Espanhola se disseminara pelo País, a Paraíba enfrentava crise na produção do algodão e a Grande Depressão estaria prestes a acontecer.
         Com todas as dificuldades da época, a preocupação inicial daqueles maçons foi com a saúde pública. A cidade não dispunha de hospitais e a Loja Maçônica inaugurou em 1932 o primeiro hospital de Campina Grande, o Hospital Pedro I. Dele cuidou por 81 anos, quando em 2013 veio a ser municipalizado.
         A educação básica da população era precária. Em 1948 a Loja abriu uma escola no Bairro de José Pinheiro, que a mantém até os dias atuais, atendendo a 700 alunos, a Escola de Ensino Fundamental Antonio Vicente, hoje estadualizada. É uma escola que se destaca pela superação permanente do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do Ministério da Educação.
         Fundadora da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, surgida em 1927, a Loja abriga em seu seio o Centro de Estudos Maçônicos Professor Manoel de Almeida Barreto, a Loja de Estudos e Pesquisas Renascença, a Loja de Perfeição Paz e Amor, o Capítulo Rosacruz Cavaleiros do Nordeste, o Conselho de Cavaleiros Kadosch Arautos da Luz e o Consistório de Príncipes do Real Segredo Cristo Rei, organismos que tratam do conhecimento simbólico e filosófico dos que fazem a Maçonaria.
         Mantém a Associação das Samaritanas, que reúnem as esposas dos maçons e o Capítulo da Ordem DeMolay, o Priorado, o Bethel das Filhas de Jó, órgãos juvenis que tratam da formação cidadã, moral e intelectual da juventude. O Clube Shriners da Paraíba, que cuida da saúde de crianças e adolescentes com deficiências congênitas de lábios leporinos, fissura palatina, lesões medulares, queimaduras e ortopedia. 
         A Loja tem contribuído com a paisagem urbana de Campina Grande, construindo monumentos e prédios de linhas arquitetônicas modernas, a exemplo do Monumento Maçônico no encontro das ruas Vidal de Negreiros e João da Mata, o Mausoléu Maçônico no Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, o Templo da Loja na rua Vidal de Negreiros e a Escola em José Pinheiro.
         Os membros da Loja Regeneração Campinense têm se destacado por suas ações na cidade, tanto que 124 maçons hoje dão seus nomes a ruas, travessas, avenidas e praças, o que demonstra a importância da Loja para a cidade pelos serviços prestados pela Loja e pelos maçons, os quais também se destacam nos diversos ramos de atividades, dentre estas o comércio, a indústria, a educação, a literatura, as artes, a música, os esportes e a política.
         Ademais, a Loja tem participado no campo político com irmãos que se elegem para o exercício de mandatos executivos e legislativos, os quais procuram desempenhá-los sob o comando dos princípios maçônicos. Destacamos alguns deles: Generino Maciel, deputado estadual que criou a bandeira da Paraíba. Governador e senador Argemiro de Figueiredo, que resolveu o enorme  problema da água da cidade. Juvino de Souza do Ó, Ernani Lauritzen, Lafayete Cavalcante Correia de Melo, Plínio Lemos, Severino Bezerra Cabral, Raimundo Viana, Williams de Souza Arruda e Evaldo Cavalcante da Cruz, que foram Prefeitos de Campina Grande.
          Na literatura os escritores e poetas Epaminondas Câmara, Cristino Pimentel, Severino Pimentel,  Adauto Barreto, Anézio Leão, Antônio Telha, Gil Gonçalves, dentre outros. E nos esportes Antonio Bioca que criou o América e o Treze Futebol Clube e  Adauto Bello, Arnaldo Albuquerque, Basílio Araújo,  Gumercindo Leite e Martiniano Lins, que criaram o Campinense Clube. 
          São 100 anos de diuturno trabalho de mais de 1.400 maçons que impregnados dos princípios e postulados da Ordem, se dedicaram ao engrandecimento da Maçonaria e de Campina Grande. Todos eles com a convicção de que ajudaram e estão ainda hoje ajudando a construir uma Pátria cada vez mais gloriosa, segura de seu destino, batalhando por um povo mais instruído e mais capacitado.
         Que os futuros maçons saibam manter o estandarte da Loja Regeneração Campinense e a bandeira da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, defendendo os mesmos ideais de seus antepassados, sob a iluminação do Supremo Arquiteto do Universo. Nossos parabéns à Loja Maçônica Regeneração Campinense.

Ailton Elisiario
Enviado por Ailton Elisiario em 05/09/2023
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links